O verbo “relacionar” está presente no dia-a-dia igual o ar que respiramos. Não importa se são breves, longos ou apenas por alguns minutos #crushnometrô, o relacionamento está presente, sempre!

Mas, o que percebe-se quando citamos essa palavra tão temida e amada?

Se relacionar é estabelecer conexão entre um ou mais humanos, é estar ali presente naquela conversa com o Uber, é trocar mensagens via WhatsApp, é dar match no Tinder, é dizer “oi” para o porteiro. É ligar para marcar uma consulta, é a reunião com o cliente, é aquele prospect que você estava “paquerando”

Somos seres sociais e relacionar-se é uma parte muito importante para a nossa vivência. Mas, e quando o relacionamento entre na monotonia e você não sabe o que fazer para reacender “o fogo da paixão”?

Pois é, o relacionamento com o cliente não escapa dessa furada Arnaldo, o engajamento é igual o relacionamento que temos com qualquer outra pessoa. Tem a necessidade de ser regado todos os dias para que cresça e dê frutos prósperos para os dois lados e ambos precisam estar dispostos a dialogar, discordar quando preciso, abrir mão quando necessário e até terminar caso o relacionamento não esteja trazendo benefícios para ninguém.

Sabemos que essa parte é dura e muitas vezes empurramos com a barriga porque “precisamos”, contudo procrastinar um término pode lhe render menos do que seguir em frente, já que não rendemos como antes e não traz a calmaria, somente o tormento e a frustração de não conseguir trilhar o caminho sem o conforto daquela renda.

E é aqui que a nossa jornada inicia, quando temos o nosso querido cliente engajando, comprando e feliz com o nosso atendimento e produto, ficamos super felizes e estamos colhendo os frutos. Mas um belo dia surge a crise!

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Aqui temos duas problemáticas, ela amava o produto do local e se decepcionou. Sabe quando você está em um namoro e o seu companheiro te decepciona causando tristeza? É isso que estamos enfrentando aqui. A Cátia quer muito que o relacionamento volte a ser como antes, mas para isso a marca precisa entender onde errou e, além de se retratar, melhorar o seu serviço.

E como fazer isso?

Antes de responder busque entender o ocorrido com a equipe e compreender a dor desse cliente.

1⃣
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 Não responda de forma genérica como “obrigado pelo seu feedback”, é muito importante para melhorarmos o nosso serviço”. Este tipo de resposta só deixa o seu cliente mais chateado e as chances de recuperar ele e os outros que verão o feedback, serão quase nulas.

2⃣
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 Responda da melhor forma possível, escreva em um Word antes de mandar e peça para outras pessoas lerem a fim de atestar que a respostas está legal. Lembre-se que além dele, outros iram ver a avaliação negativa e também a respostas. Eles estarão do lado do cliente e não do estabelecimento.

3⃣
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 Se possível, dê algum mimo para ele. Pode ser uma cesta com os produtos favoritos ou alguma experiência nova no seu estabelecimento por conta da casa.

4⃣
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 Leve este feedback para dentro de casa e veja no que pode melhorar para o seu negócio prosperar.

Tá, mas e quando o cliente está errado?

Você está sujeito a isso, mas peço que volta as dicas 01 e 02. É importante ressaltar que há pessoas mal intencionadas que podem estar fazendo uma avaliação negativa por simples prazer em prejudicar, porém, quem lê a avaliação não sabe o que aconteceu, para ele é um cliente que teve um experiência ruim e o estabelecimento devolveu um feedback grosseiro  Portanto, tenha em mente que caso você trate o cliente mal, mesmo que com razão, ainda sim quem perderá será você.

Texto publicado originalmente no Empoderamento Digital

 

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