Publicidade e propaganda, Marketing e Relações Públicas bebem diretamente da fonte do comportamento do consumidor, inclusive os estudos de gerações são feitos, principalmente, para que as marcas entendam o consumidor a fundo, por isso, batemos tanto na tecla de que as marcas precisam conhecer o cliente.

Você sabe qual o papel das marcas na vida do consumidor?

Publicidade e propaganda, Marketing e Relações Públicas usam técnicas de comunicação em massa, usamos ferramentas e artifícios para nos comunicarmos com milhares de pessoas ao nosso redor de forma massiva, por isso, temos a capacidade de influenciar a sociedade e assim as marcas possuem grande influência na vida das pessoas e são cobradas por seus posicionamentos e estão sendo, cada vez mais, responsabilizadas pelos erros cometidos.

Veja o quanto uma marca pode influenciar

Quando Edward Bernays, sobrinho de Freud, abriu seu escritório em NY seu primeiro cliente foi a Corporação de Tabaco Americana, Os fabricantes queriam saber se ele poderia fazer algo para dobrar o consumo de cigarros nos EUA, já que metade da população, as mulheres, sofriam preconceito por dar baforadas em público. Muito por dentro das teorias de seu tio, Edward entendeu o cigarro não como um produto, mas como um símbolo fálico. E percebeu que, se buscasse uma forma de associá-lo ao poder masculino e aos desejos inconscientes das mulheres de derrubá-lo, os cigarros ganhariam um significado mais profundo, quase irresistível para muitas delas. Sua ideia foi brilhante e maquiavélica. Em vez de comprar anúncios, contratou um grupo de lindas debutantes e avisou à imprensa que militantes feministas, lutando pelo direito de voto nas eleições, iriam acender as “tochas da liberdade” no desfile de Páscoa em Nova York.

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Em pleno 1° de abril de 1929, dezenas de repórteres estavam a postos quando as moças, todas juntas, sacaram cigarreiras de suas meias- calças e fumaram em público. No dia seguinte jornais no mundo todo relataram o ocorrido. E o cigarro, de um ato feminino vulgar, tornou-se uma bandeira da libertação feminina. As vendas de cigarro dispararam já na semana seguinte. Bernays ainda tratou de pagar Hollywood para inserir mulheres fumando nos filmes.

“A ideia não era anunciar, mas ocupar as notícias”, disse certa vez.

Tudo com um objetivo claro: trocar uma economia baseada em necessidades por uma baseada em desejo, que se tem até hoje, ou seja, foi bem-sucedido.

Somos influenciados por pessoas e marcas, pois, temos a necessidade de referência

As marcas influenciam a nossa autoestima e o discurso. Somos influenciados pelo que está na nossa frente, desde pessoas em nosso círculo a propagandas. Por isso que há tantos estudos em cima do comportamento do consumidor, precisamos entendê-lo para, ai sim, criarmos estratégias segmentadas e aqui entram as pautas conscientes e inconscientes. As pautas conscientes são aquelas que estão na superfície, geralmente são as primeiras pautas que pensamos, e não é que sejam ruins, longe disso, são essenciais para a construção do conteúdo, mas é na pauta inconsciente que, muitas vezes, encontramos o motivo que a faz consumir tal produto.

Saiba o que são Pautas Conscientes e Inconscientes:

Conscientes: pautas que solucionam dúvidas falam do produto, batem na dor da necessidade Exemplo: sapato serve para calçar Inconscientes: são pautas que estão ocultas atrás da necessidade Exemplo: você compra o calçado porque achou estiloso e veste bem, mas, no fundo, a compra tem relação com a sua autoestima, pois, ele valoriza sua beleza e direciona os olhares para você.

Veja os exemplos abaixo:

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Exercício:

A partir do produto/serviço que vende crie dois blocos, consciente e inconsciente, e anote várias pautas de cada uma, assim você tem um acervo completo e nunca mais ficará sem pautas. Veja aqui como pesquisar pautas.

Leitura Extras:

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