Cada superfície do Instagram (feed, stories, reels, vídeos, lives) possuem algoritmos e em comum podemos observar a sequência dessas letras que formam a sigla C.A.R.E (consistência, autenticidade, relevância e engajamento)
Consistência
Consistência e coerência andam de mãos dadas, vai além de aparecer todos os dias, mas na forma em que aparece na rede.
Claro que devemos pontuar que aparecer uma vez no mês não é muito estratégico, porém, entender seu ponto de equilíbrio e o que funciona para você é crucial para qualquer produtor de conteúdo.
Além disso, os assuntos devem ter coerência entre si (a famosa linha editorial ajuda muito), vir aqui e postar na segunda sobre flores, ai ficar sem postar um tempo e surgir para falar sobre motocicleta acaba deixando seu público sem entender sobre o que você fala e deixando seu conteúdo sem direção.
Você precisar levar a previsibilidade para a sua audiência, assim ela estará preparada para o seu conteúdo e à espera dele, pois, se tornou um hábito.
Autenticidade
A forma mais simples de se diferenciar na plataforma é sendo você mesmo, você pode falar do mesmo assunto que todos estão falando, mas é aquele toque, é aquele tempero que vai te diferenciar, e esse toque, meus caros, vem com a autenticidade.
É normal quando começamos a criar conteúdo nos espelharmos em quem já está na rede, mas perceba que a virada de chave vem quando você consegue se expressar da sua forma, isso aproxima, gera identificação e facilita o processo de construção comunidade.
Relevância
Relevância é a união de duas esferas:
Ao unir esses dois olhares conseguimos entender mais sobre nós e sobre a comunidade e teremos os melhores tipos de conteúdo.
Mas, olhar para dentro é mais fácil que pra fora, algumas dicas são:
- Buscar Feedbacks por meio de interações nos stories como caixinhas de pergunta, enquetes, quiz e também por meio de postagens;
- Analisar as métricas, veja os insights de posts, vídeos, reels e lives, mas para isso você precisa fazer a pergunta certa que vai de acordo com o seu objetivo, se quer mais alcance nos stories, por exemplo, é isso que vai olhar. Lembrando que deve comparar entre os mesmos formatos, pois, possuem comportamentos diferentes;
Engajamento
Quanto mais engajamento, melhor distribuição. Não existe conteúdo bom ou ruim, mas aquele que está mais alinhado ao momento do seu público.
E as siglas anteriores do que chamam de C.A.R.E. levam a última, quanto mais consistente for, mais autentico e relevante será e assim terá mais engajamento.
Fonte do conteúdo: facebookblueprint.com