Você sabe o que significa cada métrica do Instagram e pra o que servem?
Curtir, comentar, salvar e compartilhar são métricas muito uteis para te ajudar a medir o alcance de marca dentro do Instagram, porém, devem ser analisadas juntas e dentro de um contexto, pois, separadas não dizem muita coisa.
⠀
Por exemplo, ao só analisar as curtidas, você deixa de lado as outras métricas de engajamento e não analisa o todo. É como se olhasse só para um dos retrovisores do carro sem considerar os outros.
⠀
Agora, vou te deixar com este resumo que fiz de cada uma para que você possa tirar suas conclusões e consiga interpretar cada métrica de acordo com o seu objetivo
Curtir
Gostou do post, mas não necessariamente leu. Há amigos e parentes que curtem pra dar uma força. Há bots (robôs) que curtem X posts pra automação funcionar.
A métrica curtir é muito utilizada para medir alcance, mas atente-se para não priorizar somente ela
Comentar
É a métrica mais “confiante” para medir resultado de diálogo entre seus seguidores e sua marca. Falar sozinho não é legal, não é mesmo?
Comentar demanda esforço e leitura sobre o que está sendo dito, portanto, ela assegura que uma boa parte seja real e que sua marca está alcançando mais pessoas. Mas, não se engane, há robôs que comentam nas fotos para gerar automação e ela sozinha não diz muita coisa. Além dos comentários em si, considere também as marcações no seu post.
Compartilhar
Seu conteúdo é tão bom que a pessoa quis compartilhar com sua audiência e amigos específicos [no caso de envios por inbox]
É uma ação que atrai muitos seguidores que clicam no conteúdo compartilhado pelo amigo [via stories ou inbox] e se interessam pelo o que você tem a dizer.
É uma métrica interessantíssima para medir a sua comunidade.
Salvar
Há quem diz que ela tem o maior peso, será?
Quem salva seu post pode ter inúmeras intenções como, por exemplo, colocar em uma pasta do que NÃO fazer.
É uma métrica bacana para medir a relevância do conteúdo, porém, não há como saber a real intenção por trás do salvamento.
Conclusão
As métricas apresentadas são uma forma de medir a marca e sua relevância.
Por mais que sejam consideradas de vaidade, não as subestimem, são importantes dentro do contexto ao todo, principalmente quando falamos de marca. É muito importante que você analise, pois, algumas métricas são obscuras quanto a intenção real, como a métrica de salvamento e compartilhamento.
Lembre-se de estabelecer objetivos onde medi-las faça sentido e visualize o conjunto para não cair no canto da sereia que diz que X métrica tem mais peso, ou que somente ela tem importância. Tudo vai depender do objetivo que você tem e se o significado de cada uma encaixa no seu contexto.
Foto de cottonbro no Pexels
💗 Estou com agenda aberta para gerenciamento e consultoria. Que tal trabalharmos juntos? Entre em contato!